Fandom

Micronations

Amapá

2 745 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

O Amapá é um Estado brasileiro situado a nordeste da região Norte. Tem como limites a Guiana Francesa a norte, o Oceano Atlântico a leste, o Pará a sul e oeste e o Suriname a noroeste. Ocupa uma área de 143.453,7 km². A capital é Macapá. As cidades mais populosas são Macapá e Santana.

O território do Amapá se sobrepõe ao de Orange.

O relevo é pouco acidentado, em geral abaixo dos 300m. A planície litorânea se caracteriza pela presença de mangues e lagoas. Amazonas, Jari, Oiapoque, Araguari, Calçoene e Maracá são os rios principais. Veja a lista de rios do Amapá.

A economia se baseia na extração da castanha-do-pará, da madeira e na mineração de manganês, além de atividades ilícitas como o contrabando e a prostituição.

Com o nome de capitania da Costa do Cabo Norte, a região sofreu invasões de ingleses e holandeses, expulsos pelos portugueses. No século XVIII a França reivindicou a posse da área. O Tratado de Utrecht, de 1713, estabeleceu os limites entre o Brasil e a Guiana Francesa, que não foram respeitados pelos franceses. A descoberta do ouro e a valorização da borracha no mercado internacional, durante o século XIX, promoveram o povoamento do Amapá e acirraram as disputas territoriais, mas, em 1 de dezembro de 1900, a Comissão de Arbitragem de Genebra concedeu a posse do território ao Brasil, incorporado ao Pará com o nome de Araguari. Em 1943 tornou-se território federal batizado como Amapá.

A descoberta de ricas jazidas de manganês na Serra do Navio, em 1945, revolucionou a economia local. Em 5 de Outubro de 1988, com a promulgação da Constituição, foi elevado à categoria de Estado.

Municípios Editar

Mesorregião do Norte do Amapá Editar

Microrregião de Amapá Editar

Microrregião de Oiapoque Editar

Mesorregião do Sul do Amapá Editar

Microrregião de Macapá Editar

Microrregião de Mazagão Editar

Também no Fandom

Wiki aleatória