Fandom

Micronations

Economia de Porto Claro

2 745 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

A Economia de Porto Claro adota o sistema socialista, segundo o resultado do plebiscito popular realizado em setembro de 2000. Existem empresas privadas, mas elas obedecem a critérios rígidos estabelecidos pelo Estado. As áreas mais estratégicas da economia têm monopólio reservado à iniciativa pública.

A economia portoclarense não é capitalista, mas permite a iniciativa privada. Existem várias estatais, e o Estado intervém para fiscalizar as operações. Há muitos empresários em PC, e quase não há subalternos. A maior empresa é a Aguiar Corporations, do clã Aguiar. Outro grande clã capitalista é o dos Halfoun. Os Harold & Thomas e os Leconte também foram grandes empresários. No entanto, a elite empresarial, mesmo dominando o governo, não deixa de voltar os olhos para as necessidades da população, com investimentos em serviços comunitários e de responsabilidade social.

Sistema Monetário

A unidade monetária de Porto Claro é o Cifra, instituído no final de 1997, em substituição ao "solar". A centésima parte de um Cifra é chamada de "centilho". O valor proposto de Um Cifra (X$ 1,00) no mercado internacional é de US$ 0,50. A primeira moeda do País foi o "xifre" (do francês schiffre, "número"), criado em 1992 e que vigorou por cinco anos.

  • Xifre (X$) 1992-1997
  • Solar (X$) 1997
  • Cifra (X$) 1997-...

Sistema Bancário

O banco oficial do Estado é o Banco Nacional de Porto Claro (BNPC), criado em 1992 pelo então primeiro-ministro Pedro Aguiar. O BNPC esteve em plena operação até 1993, quando houve um longo período de estagnação econômica. Entre fins de 1995 e inícios de 1996, o BNPC viveu um curto período de "ressurreição" mas voltou a permanecer inativo, pois não havia moeda em circulação. Espera-se que a importância e a atividade do BNPC voltem a elevar-se com o estabelecimento do plano monetário.

Esse plano está sendo desenvolvido pelo Comissariado de Assuntos Econômicos, independentemente, após uma malograda tentativa de união monetária com Reunião, rejeitada pelo Governo e pela Coroa Portoclarenses. O plano de circulação de moeda e reorganização de mercado do Partido Social-Nacionalista é o "Plano Cifra".

Sistema Tributário

Desde 1996 não há impostos em Porto Claro. Toda a renda do Estado é proveniente do lucro das estatais.

Uma vez que não há nenhuma forma de imposto no país, e mesmo assim há um incentivo à iniciativa privada, o Estado sobrevive da arrecadação das empresas estatais. Esporadicamente, são realizados eventos nacionais de arrecadação de fundos (vaquinhas) para financiar grandes empreendimentos.

Empresas

Tradicionalmente, as empresas em Porto Claro são grandes holdings, controladas ora por poderosos clãs aristocráticos, ora pelo Estado. Exceto por um pequeno período de liberalismo radical (agosto/1997 a fevereiro/1998), sempre houve na História Econômica de Porto Claro uma alternância entre o controle privado de poucos e grandes grupos poderosos e o controle estatal, administrado pelos partidos nacionalistas que alcançavam o Governo. Em ambos os casos, a empresa familiar ou de pequeno porte era sempre desestimulada.

Após a Revolução Restauradora, o Governo fez concessão a uma única empresa privada - a Henry Corps, multimicronacional de propriedade do primeiro-ministro Henry McCaster - para atuar em todas as áreas de atividade econômica do país. O sistema mostrou-se pouco efetivo e o governo do ex-primeiro-ministro Alessandro Louzada prometeu estatizar as atividades estratégicas (como, por exemplo, comunicações) e estimular a criação de pequenas empresas privadas em setores não-lucrativos para o Estado, como a manufatura de home pages. Mesmo após a saída de Louzada, o Governo Real manteve o programa de estatizações.

Mercado Financeiro

É projeto antigo o estabelecimento de uma Bolsa de Valores na capital de Porto Claro, a cidade de São Herculano. Mas, devido a vários problemas, como instabilidade econômica, falta de organização no mercado empresarial e pouco incentivo do Governo, o mercado de ações micronacional ainda não entrou em operação. As empresas esperam que, após a efetivação da moeda, a Bolsa de São Herculano possa funcionar e servir de referência para as demais micronações.

Também no Fandom

Wiki aleatória