FANDOM

A Guiana Francesa é um departamento ultramarino da França (département d'outre-mer, em francês) na costa caribenha da América do Sul, situado na região homônima. Limitada a norte pelo Oceano Atlântico, a leste e a sul pelo Brasil e a oeste pelo Suriname (junto à fronteira com este país está a cidade de Saint Laurent du Maroni). Capital: Caiena (Cayenne).

O território da Guiana Francesa se sobrepõe aos territórios de Porto Claro e Campos Bastos.

Durante o período entre 1852 e 1945, prisioneiros comuns e políticos eram deportados da França continental para esta província, e em especial para a Ilha do Diabo. Muitos deles viriam a morrer de doenças tropicais. Entre os prisioneiros célebres que por aí passaram estão Alfred Dreyfus e Louise Michel. O livro Papillon, de Henri Charrièrre, mais tarde transformado em filme, retratou o cotidiano desses condenados e o tratamento brutal ao qual eram submetidos.

Atualmente a Güiana Francesa é mais conhecida por hospedar a base de lançamento de foguetes e satélites da Agência Espacial Européia. Tem estatuto de região administrativa, assim como a Martinica, Guadalupe e a Reunião.

Também no FANDOM

Wiki aleatória