FANDOM

A Ilha de União foi uma micronação lusófona.

História Editar

Fundada em 3 de maio de 2001, a Ilha de União prosperou. Sob o comando do rei Makantar, durante o primeiro ano de história desenvolveu seu site na Internet (hoje extinto) e cresceu muito em número de cidadãos. Os nobres da ilha, principalmente da região Oeste, começaram a pressionar o monarca em novembro do mesmo ano para que concedesse mais provilégios à classe, e em janeiro de 2002, Makantar renunciou em favor de Wallace I, representante da nobreza.

Embora a gestão Wallace I consumasse diversas relações diplomáticas, desprezou totalmente os aspectos internos como um todo, exceto os que diziam respeito aos fidalgos. Percebendo a insatisfação popular, o rei decidiu sair por cima: voluntariamente renunciou, em maio, em favor de um obscuro Wallace II. O dito-cujo fez uma administração equilibrada, sem favorecimentos, mudanças ou sobressaltos. Guiou o barco até janeiro de 2003, quando passou a bola a Wallace III.

Wallace III afundou a Ilha de União. Uma gestão incompetente e desastrada; bagunçou os cargos públicos, atrasou negociações, seus mandos e desmandos eram confusos. Em abril, foi criado na clandestinidade o Partido Revolucionário Radical, que gerou um boicote dos populares ao governo vigente. Por outro lado, os nobres decidiram fazer força para que o monarca saísse do trono. Wallace III resistiu, e, com a ajuda de alguns homens de confiança, descobriu os cabeças do Partido, expulsando-os da Ilha. Tentava manter a unidade nacional, mas sem mudar suas atitudes loucas.

Em fins de junho, os membros punidos fundaram a Ilha de Nova União, uma micronação dissidente, e arrastaram para ela quase metade dos populares e alguns membros de classes superiores. Na velha micronação, formou-se o grupo governista, o grupo elitista e o grupo popular, que viviam em conflito e atrapalhavam a vida da Ilha. A nova micronação não contou com o apoio de ninguém e foi definhando. Em outubro, Wallace III foi deposto à força pelo grupo elitista, que colocou no trono Rogério Alhyther. Este baniu da União o grupo governista e tentou estabilizar a situação. Entretanto, com poucos habitantes e má fama pela revolução que durava meses, a Ilha de União também foi se dissolvendo, e, em janeiro de 2004, o processo foi finalizado com a extinção.

Também no FANDOM

Wiki aleatória