Fandom

Micronations

Jean Tisserand

2 745 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

Jean Tisserand se destaca por, mesmo sem ser lusófono (é americano de Ohio), ter colaborado decisivamente com duas micronações de língua portuguesa: Porto Claro e Orange.

Ele é também um dos pioneiros do micronacionalismo, tendo criado em sua infância o Reino de Lafayette, já em março de 1960! Em outubro do mesmo ano, transformou o reino em República, que duraria até março de 1962.

Tisserand, cujo nome real é Harold Thomas, foi o responsável pela transição do "governo dos paples" (ver golpe branco) para a micronação de cidadãos reais, sendo o Primeiro-Ministro de Porto Claro de 11 de fevereiro de 1997 até junho de 1997, quando começaria o período de transição para o governo de Fabiano Carnevale, num país já com um senado eleito pelo povo e totalmente tomado por lusófonos - o que fez com que Tisserand se afastasse bastante do dia a dia portoclarense.

Apesar disso, atuou em momentos-chave da história de PC e da crise que levaria à saída de diversos cidadãos e à criação de outra micronação (Intentona Piranhesa): foi co-relator da Constituição de Porto Claro de 1997, sendo o responsável por toda parte que tratava do Confederalismo, justamente para tornar possível sua permanência no país, já que se sentia oprimido por não falar e entender a nova língua majoritária, o português.

Foi ainda co-fundador de Orange, mentor intelectual dos demais "rebeldes", escreveu a "Declaração de Independência de Orange" e foi co-relator também da constituição do Principado de Orange, de 1998.

Também no Fandom

Wiki aleatória