Fandom

Micronations

Jean de La Bêtise

2 745 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

Jean de La Bêtise foi um navegador francês que, em 1516, descobriu o atual território de Porto Claro, Pointe Béhague, e o rio Approuague.

Bêtise nasceu em 1479 na cidade de Rouen, maior porto da frança no século XV, quando o país ainda se recuperava da Guerra dos Cem Anos contra a Inglaterra. Não teve oportunidade de estudar, nem se encontrou com acadêmicos como Cristóvão Colombo, mas entrou cedo para a marinha francesa. Em pouco tempo chegou ao alto oficialato, navegando pelo Mediterrâneo, comercializando com o Oriente, e mais tarde para o Mar do Norte. Mas foi um dos pioneiros na navegação para as Américas, cruzando o Atlântico.

Chegando ao Caribe, junto com grandes almirantes, separou-se da frota e rumou para o sul, fazendo navegação de cabotagem, explorando as terras das Guianas. Numa certa manhã de 1516, notou a foz de um rio e foi para lá, tomar a terra em nome do Rei de França. Essa terra era Pointe Béhague, o território de Porto Claro. Bêtise desembarcou, explorou um pouco as matas e voltou para o navio. Mandou o escrivão redigir uma carta ao rei, e deixou-o em outro navio com rota para Rouen, que hoje sabe-se nunca chegou ao seu destino.

Depois disso, Bêtise ainda explorou um pouco mais a costa da América do Sul e a África. Um dia desceu no Daomé e tentou comercializar com os nativos, mas graças aos equívocos de um intérprete acabou virando o jantar do dia. Consta que as primeiras palavras ditas por ele em solo portoclarense foram “Que droga, não tem nada de bom aqui!”.

A História macronacional não registra o nome do Sieur de La Bêtise, o navegador francês que descobriu Porto Claro.

Também no Fandom

Wiki aleatória