Fandom

Micronations

Lista de discussão

2 745 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

Uma lista de discussão é uma ferramenta gerenciável pela internet que permite a um grupo de pessoas a troca de mensagens via e-mail entre todos os membros do grupo.

O processo de uso consiste no cadastramento da lista, por exemplo no Yahoo, um dos sites que oferece o serviço gratuitamente, e após, no cadastramento de membros. Uma mensagem escrita por membro e enviada para a lista, replica automaticamente na caixa postal de cada um dos cadastrados.

Há também a opção de estar-se cadastrado e fazer a leitura em modo web, ou seja, sem receber os e-mails da lista no e-mail.

No micronacionalismo, especialmente as do tipo modelista as listas de discussão são os principais espaços de sociabilidade entre os participantes (habitantes ou cidadãos). Diversas micronações, principalmente na Lusofonia, possuem listas de discussão nacionais, que agrupam toda a população. Em muitos casos, ter seu endereço de correio eletrônico removido da lista é o principal ato simbólico, senão formal, de perder a nacionalidade.

A primeira lista de discussão nacional criada para uma micronação foi a de Porto Claro, criada por Fabiano Carnevale em junho de 1997.

De acordo com a Micropedia (de Bruno Cava e Rafael Filgueira), a "lista de e-mails, ou de correio eletrônico, é meio de comunicação entre micronacionalistas, caracterizada pela distribuição de e-mails entre si e moderada pelo poder micronacional. Extremamente popular na Lusofonia. O realismo filosófico coloca a lista de e-mails como parte do território micronacional."

Ver tambémEditar

Também no Fandom

Wiki aleatória