FANDOM

Uma micronação, micropaís, país-maquete ou ainda país virtual (termo controverso) é uma simulação de um país inventado ou reproduzindo condições socio-políticas-culturais de um território preexistente. O termo "micronação" apareceu primeiro com Pedro Aguiar, em 5 de setembro de 1996 - ao descobrir a existência de outros países simulados na anglofonia semelhantes a Porto Claro -, numa tradução imprecisa do inglês micronation. Como nation em inglês denota, mais do que "nação", um país (território + nação + Estado), o termo seria melhor em português como micropaís.

Micronações são formadas por um indivíduo ou um grupo (em inúmeros casos, adolescentes ou jovens adultos) que se reúnem para simular o funcionamento de um país, adotando um Estado-nação imaginário como objeto, seja como atividade lúdica ou por outro fim (como, por exemplo, experimentação didática).

Há outra corrente, a do realismo, que aponta na micronação uma existência real, só que em miniatura (micro-nação = nação em miniatura), não se diferenciando essencialmente da vida de cada um, ou seja, não se trataria somente de uma "imitação", mas de uma realidade plena, com regras e características próprias, além de um "território", ainda que na Internet.

Para Fabrice O´Driscoll, de fato, micronação é uma "nação muito pequena", uma coletividade humana organizada, com autogoverno ou uma aspiração de autogoverno, com leis próprias e um dado espaço. A micronação evolui dentro desse território, recusando o exercício da soberania de terceiros.

Por oposição ao conceito de micronação, veja também macronação.

Não há, até hoje, nenhuma medição precisa para quantificar o número de micronações que existem no mundo. No entanto, cadastros gerais e abrangentes, como o Micronations Database e a Enciclopédia Jéssica, variam entre 560 e 600 registros de países simulados, contabilizando tanto as ativas quanto inativas ou extintas, bem como "micronações online" e "micronações analógicas" (ou offline). Algumas estimativas de 2004, porém, acreditavam que o número de simulações ativas circulava em torno de 400 micronações.

Editar

Ver tambémEditar

Também no FANDOM

Wiki aleatória