Fandom

Micronations

Museu Jéssica

2 745 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

O Museu e Instituto de História Jéssica, ou simplesmente Museu Jéssica, é a instituição de pesquisa mais antiga de Porto Claro e uma das mais antigas das micronações. Foi fundada em 1992 por Pedro Aguiar, então Primeiro-Ministro de Porto Claro, e tem esse nome em homenagem à professora Jéssica Moura, historiadora brasileira contemporânea. Inicialmente apenas um museu de artefatos históricos portoclarenses, o Jéssica evoluiu tanto que hoje é um verdadeiro complexo de pesquisa em áreas humanas, como História, Sociologia, Geografia e, sua exclusividade, a micropatriologia — ciência que estuda as micronações, suas origens e relações.

De seu núcleo inicial na Rua Fábio do Amaral, em São Herculano (PC), o Jéssica expandiu-se para um grande centro de pesquisas na capital, com filiais em outros países e convênios com vários outros centros. O instituto é agora nada menos que uma ampla rede de pesquisas que, desde muito recentemente, desenvolve projetos pioneiros nas pesquisas micropatriológicas, tendo nos seus quadros gente de muito cacife como Fabrice O’Driscoll, consultor da ONU e professor da Universidade de Paris VII.

As áreas de conhecimento que o Museu Jéssica cobre hoje em dia são, além da micropatriologia:

Entre as instituições intermicronacionais com as quais o Jéssica mantém contato ou convênios, estão o MicroWorld, a Universidade de Orange, o Instituto Mundial de Micropatrologia e o Comitê Intermicronacional de Publicações.

Quase todos os trabalhos, artigos, textos e livros do Museu Jéssica podem ser acessados livremente pela Internet, via web no endereço http://www.geocities.com/SoHo/2912/jessica, especialmente na seção Acervo.

Também no Fandom

Wiki aleatória