FANDOM

OMU

Logotipo da OMU

A OMU - Organização das Micronações Unidas foi fundada em 16 de setembro de 2005 pelas seguintes micronações-fundadoras (em parênteses, os representantes diplomáticos):

  • Reino Unido de Portugal e Algarves (SMRI Dom Felipe IV, Rei - relator da 1ª versão da carta)
  • Reino Unido dos Açores (SG Wagner Côrte-Real Bacciotti Campodonio)
  • República de Porto Claro (SE André Szytko,relator da versão definitiva da carta)
  • Reino Unido da Grã-Bretanha (SG Rafael Kook III, Chanceler)
  • Principado de Sofia (Ricardo Ribeiro, Chanceler)
  • Império da Alemanha (SMI Guilherme III Luís, Imperador) * já se retirou da organização
  • Sacro Reino de Pathros (SAR Gustav Graves Logos, Chanceler)
  • Reino Insular da Normandia (SMR Marcus I, Rei)

Abaixo, Carta de Londres, da Fundação da Organização das Micronações Unidas - OMU:

"Os povos de bem, representados pelos líderes de suas respectivas micronações, intimamente convencidos das desordens e problemas que vem oprimindo e ceifando o desenvolvimento de suas micronações a longo prazo, em virtude da desunião destas mesmas micronações e da ausência de uma virtude universal que transcenda as fronteiras dos ditos Estados Nacionais, decidiram reunir-se na cidade de Londres, capital do Reino Unido da Grã-Bretanha, e por unanimidade, fundar através desta carta, a Organização das Micronações Unidas – OMU, que deverá preencher o vácuo institucional supramicronacional, com a finalidade de criar e cuidar de leis intermicronacionais, criar e cuidar do intercâmbio social intermicronacionais, criar e cuidar de tribunal intermicronacional que deverá aplicar as mesmas leis, resolver findas, crises e impasses entre os povos integrantes, e todos os assuntos relacionados.

Declaramos portanto fundada a Organização das Micronações Unidas – OMU,

Londres, a 16 de setembro de 2005."

A Organização foi duramente criticada por carecer de um objetivo claro, de os instrumentos básicos à caracterização de uma Organização Internacional - como e.g. personalidade jurídica internacional e estrutura delineada. Após embargo que a OMU decretou contra o Sacro Império de Reunião, um longo embate entre a Chancelaria Imperial e a Organização se sucedeu, findando-se com a rechaça de Reunião ao ultimado dado pela OMU quando do embargo. Desde o fim das polêmicas com Reunião, a OMU diminuiu sua atividade.