FANDOM

O Real Senado de Porto Claro é o parlamento do Estado de Porto Claro, instância nacional do Poder Legislativo e câmara de representação popular do povo portoclarense.

De acordo com a Constituição, o Senado é composto por sete senadores, dos quais quatro são eleitos por voto direto e aberto e três são nomeados pelo Poder Moderador (o Rei ou o Presidente-de-Estado).

O Senado portoclarense foi criado em 1996, dentro do programa de reformas democratizantes de Leonardo VI e Alfonso Damião. Antes disso, o único órgão consultivo do rei havia sido o Conselho Municipal, desde a época da independência. De início, o Senado tinha 50 membros, dos quais metade era eleita e a outra metade nomeada pelo Rei. Com a Constituição de 1997, o número de senadores foi reduzido para 15. Após a crise de outubro do mesmo ano, o número de cadeiras foi diminuído para 7, patamar em que se mantém até hoje. A partir da Revolução Restauradora (que suspendeu as atividades parlamentares por um ano), a casa passa a se chamar Real Senado e tem sua eleição dividida entre quatro membros eleitos e três indicados pela Coroa.

A Câmara do Real Senado é a sede do parlamento nacional portoclarense, pertencente ao Real Senado e localizado na localidade de Papélia (SH), em Porto Claro. O endereço do parlamento nacional é Rua Rodrigo Aguiar, s/nº - Papélia (SH), Porto Claro.

Também no FANDOM

Wiki aleatória