Fandom

Micronations

Símbolos de Porto Claro

2 745 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

Os símbolos nacionais de Porto Claro são, por lei, dignos de respeito e consideração e devem ser usados em cerimônias oficiais e de culto à pátria. Eles têm valor e significado históricos e não devem ser desrespeitados, danificados ou mal-usados.

Aqui listamos os principais símbolos:

PortoClaro bandeira 1999.jpg

Bandeira Nacional de Porto Claro

Bandeira Nacional

A Bandeira Portoclarense é composta por três faixas horizontais, de igual tamanho, sendo a de cima laranja, a do meio branca e a de baixo preta, com a Estrela Portoclarense ao centro da faixa branca. Simboliza o sol que brilha sobre PC, a paz e as trevas, deixadas embaixo, mas também é uma alegoria à visão que os marinheiros tinham do porto ao amanhecer: a luz do sol raiando, a claridade da cidade ao centro e as águas escuras do Approuague embaixo.

Brasão-de-Armas

Ao contrário de muitos outros, o Brasão-de-Armas do Estado não é baseado em figuras heráldicas medievais, e sim num desenho simples e moderno para um país que promete ser um modelo de nação para o futuro. O que há no brasão é apenas a Estrela Portoclarense, essa figura famosa do nosso reino que figura em quase todas as partes. A Estrela simboliza a luz do farol que existia na entrada da Baía de Porto Claro, e é composta de três partes: em primeiro plano, o núcleo circular vermelho; em volta, apontando para os pontos cardeais, uma estrela amarela; e no último plano, uma estrela laranja, também de 4 pontas, apontando nas diagonais. Lembra uma rosa-dos-ventos, mas não é. No fundo, a cor branca faz uma referência à paz.

Selo Nacional

O Selo Nacional é uma "miniatura" do brasão-de-armas, mas sem o fundo azul.

Hino Nacional

O Hino Nacional de Porto Claro se chama "Salve Porto Claro" e tem letra de Pedro Aguiar escrita sobre melodia de Ludwig van Beethoven.

Ó, Farol
Que nos dá paz e luz,
Clareie nossas vidas
E salve Porto Claro
Grande Rei,
Senhor que nos conduz
Proteja nossas vidas
E salve Porto Claro

O antigo hino se chamava "Paz e Luz", e foi composto em 1996. A melodia e a letra foram compostas por Pedro Aguiar.

Hino à Bandeira

O Hino à Bandeira Portoclarense foi escrito e composto em 2001 por Pedro Aguiar. A melodia nunca foi gravada, nem registrada, porque o Tutor não sabe escrever pauta musical.

Somos todos levados a cantar
À bandeira no alto a tremular
C'est l'orange, le blanc et le noir
Com a estrela pra nos iluminar!
Das origens do reino e da nação
Até hoje, após a revolução
Nosso símbolo de maior paixão
Nós saudamos o nosso pavilhão!

Coroa Real

A Coroa do Monarca Real é feita de ouro e rubi, e simboliza o poder desse monarca, com sabedoria e temperança. Ela infelizmente não existe mais, mas permanece um símbolo. Estamos tentando conseguir quem a recupere, ou pelo menos construa uma cópia.

Armas do Governo e das Forças Armadas

São várias as outras armas ou escudos dos elementos de Porto Claro. Abaixo vemos, da esquerda para a direita, o símbolo do Governo Real, o brasão da Guarda Real, o brasão do Exército e o símbolo da Justiça (tamanhos reduzidos).

Também no Fandom

Wiki aleatória