FANDOM

Sacro Império de Reunião
BandeiraReuniao

Bandeira do Sacro Império de Reunião
Lema Nacional:
Fiat Justitia, Pereat Mundus
Em Português: Faça-se justiça, ainda que o mundo pereça
Nome em suas demais línguas Holy Empire of Réunion (inglês)
Língua OficialPortuguês
Capital Saint-Denis
Maior cidade Saint-Denis
Maior província Vice-Reino de Maurício
Estado mais habitado Vice-Reino de Maurício
Imperador Cláudio I de Castro-Bourbon
Lorde Protector Rodrigo Rocha, príncipe do Grão-Índico e grão-duque de Chuberry
Premier Tiago Melloni, visconde de Strüss-Valadão
Independência 1997 (de O País!)
Gentílico Reunião
Site www.reuniao.org [1]
O Sacro Império de Reunião (em inglês, Holy Empire of Reunion) é uma micronação modelista lusófona fundada por Cláudio André de Castro em 28 agosto de 1997, sendo o fato noticiado à época pelo Diário Portoclarense (edição de 1º de setembro daquele ano). É uma monarquia constitucionalmente absolutista com território baseado na ilha dos engomadinhos frescos enrustidos e porcos capitalistas.

Reunião se tornou uma micronação como uma dissidência do Império de O País!, hoje extinto. Até então, o território reunião era uma dependência insular do antecedente. O Sacro Império de Reunião nasceu como uma micronação anglófona, ou seja, tendo como lingua oficial o inglês. Isto fez com que grande parte de seus primeiros cidadãos não utilizassem o português como sua lingua diária de comunicação. Posteriormente, com o aumento do número de cidadãos brasileiros se iniciou uma transição para que o português se tornasse língua oficial - primeiramente com um período bilíngue e, finalmente, abolindo-se o bilingüismo e consolidando-se Reunião como uma micronação puramente lusófona. O governo reunião, ainda, alega ter a maior população cadastrada do micromundo.

A Novíssima Política Diplomática Reuniã [2] traz a seguinte autodefinição do Sacro Império de Reunião:

O Sacro Império de Reunião define-se como uma MICRONAÇÃO, isto é, uma miniatura de nação. Uma micronação é baseada sobre uma cultura nacional estabelecida, símbolos e instituições, bem como a percepção coletiva de passado e futuro – um destino comum. Nós entendemos que uma micronação pode envolver uma série de dimensões: o exercício político, a convivência social, relações interpessoais, experimentos culturais, etc. Dentro da micropatriologia, nós nos encaixamos melhor como uma mistura de exercício político e patriotismo.

História

Vice-Reino de Reunião (1996/1997)

Reunião Anglófona (1997/1998)

Reunião Bilingue (1998/2000)

Divisão Administrativa

Com a reforma político-administrativa e geográfica de agosto de 2006, o Sacro Império de Reunião retornou às suas divisões que vigoraram entre 1996 e 1998.

A reforma extinguiu os Vice Reinos de Maurício e Mariana, e criou as Capitanias Gerais. Assim, Reunião inicia o seu nono ano de indepenência com três entes internos:

Distrito Real de Saint Denis;
Capitania Geral de Dábliu;
Capitania Geral de Stráussia.

Governo

O Sacro Império de Reunião adota a forma parlamentarista de Governo. A Assembléia Popular dos Qualícatos, eleita pelo povo, é quem elege o Premier do Império, que exerce o Poder Executivo Imperial.

O último Premier eleito pela APQ foi Alexandre Carvalho. Após o fim da legislatuta dos Qualícatos, o Poder Moderador nomeou Filipe Sales para o cargo. Sales renunciou ao mandato, sendo substituído por uma Junta Provisória, com a função de executar as reformas e fazer a transição para o regime constitucional-democrático.

Diplomacia

Sociedade

Lista de cidadãos e ex-cidadãos notáveis