Fandom

Micronations

Santa Barbara

2 745 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar
PortoClaro mapa loc StaBarbara.png

Localização de Santa Barbara no território portoclarense

Santa Barbara da Serra ou simplesmente Santa Barbara é uma localidade de Porto Claro e bairro residencial da zona norte de São Herculano, capital do país.

Origem do nomeEditar

Mártir dos primeiros séculos do cristianismo, Barbara foi canonizada depois de ter sido morta pelo próprio pai, que a trancafiou numa torre por ter se recusado a se casar com um pagão. O dia também é bem no meio da semana entre o aniversário do laudo de arbitragem de Walter Hauser (1º/12/1900), que decidiu a Questão do Amapá entre Brasil e França, e a proclamação da Independência de Porto Claro (8/12/1900).

Por muito tempo, porém, não se falava em Santa Barbara em PC. Além do período em que a religião foi oficialmente proibida (1998-2001), não havia igrejas dedicadas especialmente a esta santa. Isso mudou em 2002, quando foi fundada a Igreja de Santa Barbara da Serra, na capital portoclarense, e de suas vizinhanças nasceu o bairro que leva o mesmo nome.

Descrição do bairroEditar

Atualmente, Santa Barbara é o bairro mais novo de São Herculano, construído sobre um terreno anteriormente abandonado, entre a capital e a vila de Carrapinha, na subida da serra para Leópolis. A maior parte da área ainda mantém a Fazenda Santa Barbara, propriedade de Pedro Aguiar. Outro trecho foi aproveitado para urbanização. Lá foi construída a sede do Real Herculano Futebol e Regata, clube mais tradicional de PC, que antigamente não tinha "casa". Também deu lugar ao Educandário Santa Barbara, colégio particular de linha tradicionalista, e à sede do jornal O Farol, do prefeito João Paulo Gomide Reys. O bairro abriga ainda a Mansão Cardinot (do reitor da UNPC) e os fundos da Fazenda L'Ambert, na verdade uma chácara que faz limite com o centro histórico da cidade.

Mas o grande empreendimento imobiliário do bairro foi, sem dúvida, o La Residence Santa Barbara, primeiro flat ou "apart-hotel" de PC, construído em 2003 (ou seja, após a desmicronacionalização) para inaugurar um novo tipo de serviço residencial no país. Para lá se mudaram os nomes "emergentes" da sociedade herculanina, a nova aristocracia portoclarense que nasceu do período social-nacionalista e não quer morar em Nouvelle Rouen porque é muito longe da vida cosmopolita de São Herculano.

Expandido como uma tripa urbanizada entre o Trevo da Carrapinha e a Avenida Visconde de Parajubá, o bairro de Santa Barbara é o reduto mais estiloso, modernoso, ascético e pequeno-burguês da capital portoclarense. Um luxo, mas sem sofisticação.

A primeira rainha de Porto Claro, Joana I, tem uma irmã mais nova chamada Barbara.

LogradourosEditar

Esta é a lista de logradouros - ruas, avenidas, estradas, praças, largos, pontes, viadutos, travessas, alamedas, becos e vilas de Santa Barbara:

ImóveisEditar

Esta é a lista de prédios, terrenos, fazendas, sítios, granjas e outros imóveis não-residenciais de Santa Barbara:

E esta é a lista de imóveis residenciais:

MoradoresEditar

Esta é a lista de cidadãos portoclarenses com residência fixa em Santa Barbara:

Também no Fandom

Wiki aleatória